Acesso Área Restrita

Empresas de APH aderem ao Novembro Azul

Empresas de APH aderem ao Novembro Azul

O mês de novembro teve uma atenção especial de todo a sociedade para a saúde do homem. Afinal, é a época do já tradicional Novembro Azul, período em que são realizadas ações conscientização sobre o câncer de próstata. Este também foi o mote principal das ações de comunicação das empresas de Atendimento Pré-Hospitalar (APH) associadas ao Sibem.

A maior parte delas realizou esforços para promover a conscientização sobre a prevenção e diagnóstico da doença. A Ecco Salva Emergências médicas, por exemplo, publicou material especial em seu site sobre origem da campanha, sintomas e principais cuidados. Juradilson de Santis, diretor médico da empresa, ressaltou que ele é a segunda maior causa de morte por câncer entre os homens, mas que não deve ser encarado como uma sentença de morte. “Quando detectado precocemente, o tratamento é menos invasivo e oferece mais chances de cura”, reforçou o médico.

Seguindo a mesma linha, a Gati Emergências Medicas publicou conteúdo bastante didádico em seu site, com destaque para as iniciativas de prevenção à doença:

Exame de toque retal – mesmo sem a presença de sintomas, homens acima dos 45 anos devem realizar o exame de toque retal para que seja possível o médico urologista avaliar se há alterações na glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos.

Exame de PSA – É um exame que permite avaliar a quantidade de uma proteína produzida pela próstata – Antígeno Prostático Específico (PSA). Quando os níveis dessa proteína estão elevados, pode ser um indicador de câncer, assim como, outras doenças benignas da próstata.

Ainda existe um certo tabu entre a população masculina no que diz respeito ao exame de toque retal, mas este é essencial no diagnóstico precoce da doença, podendo evitar seu avanço e facilitar o tratamento médico em caso de haver o câncer. Cerca de 20% dos pacientes que possuem essa patologia são diagnosticados por meio do toque retal, o que realça a sua real importância.

Algumas medidas simples como, manter hábitos de alimentação saudáveis, controle do peso, e atividades físicas regulares também ajudam na prevenção do câncer de próstata.

Já a Master Med dedicou postagem nas suas redes sociais orientando sobre os principais sintomas, mas destacando que na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura com sintomas como:

– dor óssea;

– dores ao urinar;

– vontade de urinar com frequência;

– presença de sangue na urina e/ou no sêmen.

Mais uma vez, as empresas de APH associada ao Sibem cumpre seu importante papel na sociedade de conscientizar sobre a saúde, mantendo viva sua missão de atender as pessoas na hora que elas mais precisam.