Acesso Área Restrita

Setembro Amarelo: é preciso falar sobre suicídio

Setembro Amarelo: é preciso falar sobre suicídio

Apesar de muito delicado, o suicídio é um assunto necessário para toda a sociedade atual. Pensando nisso, diversas empresas têm abordado o tema, sempre buscando a conscientização das pessoas sobre a importância de observar os sinais que as pessoas emitem.

A Gati Emergências Médicas, empresa associada ao Sibem, está com uma campanha de conscientização do Setembro Amarelo. Confira sua postagem:

  • Cerca de 800 mil pessoas morrem por suicídio todos os anos.
  • Para cada suicídio, há muito mais pessoas que tentam o suicídio a cada ano. A tentativa prévia é o fator de risco mais importante para o suicídio na população em geral.
  • O suicídio é a segunda principal causa de morte entre jovens com idade entre 15 e 29 anos.
  • 79% dos suicídios no mundo ocorrem em países de baixa e média renda.

A prevenção não tem sido tratada de forma adequada devido à falta de consciência do suicídio como um grave problema de saúde pública. Em diversas sociedades, o tema é um tabu e, por isso, não é discutido abertamente.

No Brasil, o CVV – Centro de Valorização da Vida realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo, por telefone (basta discar 188), e-mail e chat 24 horas todos os dias.

FONTE: Organização Mundial da Saúde (OMS)

Já a Ecco Salva publicou um vídeo das meninas Celine e Bettina, que viralizou nas redes sociais durante este mês, apresentando este assunto importante, de maneira tão especial e delicada.