Acesso Área Restrita

Sibem: onde você precisar

Sibem: onde você precisar

Estar ao lado das pessoas na hora e no lugar que elas mais precisam. Esta é a missão crucial do Atendimento Pré-Hospitalar (APH). Seja porque acordou sentindo mal-estar e não sabe o motivo ou porque acaba de sofrer um acidente de trânsito, contar com um apoio médico é muito importante e pode ser crucial para a vida das pessoas, que muitas vezes não podem aguardar até chegar a um hospital para receber atendimento. Por esse motivo, o APH surgiu há mais de um século, mas que nos últimos anos vem ganhando cada vez mais relevância no Brasil.

As empresas desse segmento fornecem um suporte decisivo, que contribui para que o sistema de saúde funcione. Afinal, quando uma equipe médica realiza o primeiro atendimento, impede que uma série de casos que podem ser solucionados no local deixem de ir parar nos hospitais. Em outra frente, APH pode ser a diferença entre a vida e a morte, garantindo a sobrevida de um paciente antes de chegar à internação.

Seja por meio do serviço público ou do particular, esse tipo de atendimento é uma realidade em todo país. Operadores de saúde são os principais clientes dos serviços de APH, mas empresas de todo segmento têm acordado para a importância de oferecer este atendimento aos seus públicos de interesse. Em outra vertente, em alguns estados também atua no atendimento a Pessoa Física.

Para poder atender a este mercado tão movimentado, as empresas de APH tem investido na melhoria dos processos, capacitação das equipes e no compartilhamento de esforços. É o caso do Sistemas Integrado Brasileiro de Emergência Médica (Sibem), entidade que reúne 17 das principais empresas de APH do país. Com presença em todas as regiões geográficas, seus associados cobrem uma região que vai de norte a sul do país, alcançando 13 estados.

O Sibem vem realizando ações para o desenvolvimento da associação e ampliação da colaboração entre seus membros. Por exemplo, com o compartilhamento da área de abrangência de cada empresa para os clientes dos associados quando estão fora da região contratada.