Acesso Área Restrita

Vinte pessoas são vítimas de acidentes de trânsito a cada hora no Brasil

Vinte pessoas são vítimas de acidentes de trânsito a cada hora no Brasil

A cada hora, 20 pessoas são socorridas vítimas de acidentes de trânsito, sendo que cinco não sobrevivem. Estes dados alarmantes fazem parte de um levantamento elaborado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) em 2019, que visou entender esse fenômeno de proporções epidêmicas. O atendimento pré-hospitalar (APH) têm relação direta com essa realidade, uma vez que seus profissionais atuam no primeiro atendimento dos casos de acidente de trânsito.

O levantamento mostra que os acidentes de trânsito constituem um grave problema de saúde pública e que provoca sobrecarga nos serviços de assistência, em especial nos prontos-socorros e nas alas de internação dos hospitais. Diante disso, a agilidade e a qualidade realizados no primeiro atendimento às vítimas tornam-se decisivos para a sobrevida do paciente.

Nesse contexto, as empresas de APH cumprem um importante papel, já que realizam o atendimento às vítimas que possuem planos particulares, ou mesmo, cobrem o atendimento público em convênios com a esfera municipal ou estadual.

O resgate saúde em casos de acidentes de trânsito é um dos serviços prestadas no segmento de APH. São milhares de profissionais de saúde que todos os dias atuam para salvar vidas e amenizar o sofrimento de famílias.

O Sistema Brasileiro Integrado de Emergência Médica (Sibem) reúne 17 das principais empresas de APH do Brasil, que levam esse serviço de saúde que preservam vidas nas horas que as pessoas mais precisam.